quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Reclamação Correicional

O Direito Processual do Trabalho dispõe de seus próprios ,recursos , seus meios recursais específicos. Todavia, não procuramos, nestas linhas , a narrativa a respeito do assunto, isto é, este trabalho não tem por alvo o estudo dos recursos processuais trabalhistas. Vamos nos dedicar ao enfoque do procedimento de inconformismo das  partes contra ato judicial que têm como prejudicial ao seu direito, a figura  que os Regimentos Internos do Tribunais trabalhistas denominam de Correição Parcial ou Reclamação Correicional.

Inicialmente , ao se referirem àquele  instituto, asseveram os processualistas civis, que “ Para impugnação de  atos judiciais não mais tem lugar no sistema processual civil nacional a  figura da  correição parcial.” (1) – Thetônio Negrão,p.616,8.  e, efetivamente, não há  qualquer previsão legal que possa dar conta da existência da Correição Parcial no contexto do Processo Civil.

Sucede , todavia,  que a processualística trabalhista não prescindiu e nem prescinde,  desse expediente para reposição do respeito  ao  procedimento legal que deve ser seguido no processo e no dizer de VALENTIN CARRION, “ É uma  espécie de recurso camuflado (...) e deve ser considerada como medida absolutamente censória  , portanto administrativa que não deve extravasar a  intocável a superfície contenciosa ou processual” Visa, destarte, mais corrigir indisciplina , é correição disciplinar, como ensina PONTES DE MIRANDA .

CO            UEIJO  COSTA, com a acuidade de sempre , doutrina com precisão e síntese , que a  correição parcial “ corrige  erros  e  abusos contra a boa ordem processual que importem em atentados  a fórmulas  legais de processo , quando para o caso não haja recurso específico.” Nesse passo a Correição Parcial  retifica erros e abusos que atinjam fórmulas legais do processo  e  desde que , para sua correção, não haja recurso para tanto destinado.


Discutiu-se  muito quanto à  natureza jurídica da Correição Parcial, tendo-a muitos como recurso. Hoje,  entendo que está pacificado tratar-se de um  medida processual destinada a corrigir o  comportamento do servidor/juiz. Não é o seu fim restaurar o processo para pô-lo no lugar devido, mas punir o responsável pelo erro e cassa - lo.

Destina-se mais precisamente a por ordem no processo em cumprimento às normas legais pertinentes, repondo o curso processual dentro do devido processo legal.

A competência para o conhecimento e julgamento da Correição  Parcial é  do Corregedor Geral, quando a  discrepância legal for praticada em, processo me curso no TST e cabe ao Corregedor Regional quando o erro partir do âmbito do Tribunal Regional. AA decisão do Corregedor caberá recurso de Agravo Regimental para o Tribunal. Da decisão deste, todavia, não há previsão recursal.


Salvador, 09. de agosto de 2011-08-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário