terça-feira, 16 de agosto de 2011


Gosto sempre de repetir que a vida jamais se mostra como um caminho linear, uma linha que corra sempre em um determinada direção.Não. A vida é, invariavelmente, tortuosa,. cheia de obstáculos, surpresas. Obstáculos a serem transpostos  e surpresas para serem vividas.

Frente aos obstáculos, cumpre vence – los, naturalmente: mas freqüentemente a dúvida nos toma de assalto sobre como agir. Seguir em frente, tomar a direita, pegar a esquerda, retroceder ou parar e aguardar.

Sem dúvida, a pior escolha será a inércia, o deixar como está par ver como fica. Pior atitude  não  pode haver. , na verdade é um retrocesso sem a percepção  de que esta – se retrocedendo, isto porque , nesta vida nada para, estaciona, sejam moléculas sejam células, continuamente os corpos, as coisas estão em mudança, sofrendo alterações. Desse modo, estacionar é deixar que as modificações corram à mercê do tempo trazendo o bolor das coisas envelhecidas; dos ventos que  trazem areia e enterram as idéias ,  a paralisação . É, enfim, perder,. marchar a ré.

Nestes casos, melhor é tomar  uma atitude que pode não dar  os resultados do que  simplesmente   ficar a contemplar a passagem do tempo.

Mas como disse, há as surpresas nas curvas da vida. Sejam boas ou más.

Eu recebi com grande alegria , no final do mês de Junho passado,  a feliz surpresa de ser aceito na Academia São-bentoense , no Maranhão, em minha  era natal. Maior ou melhor presente não poderia trazer-me tanta e tão feliz surpresa.

Fui para São Luiz no dia 27 e  no dia seguinte para a cidade dos meus sonhos  de  sempre, São Bento. Quando lá estive há vários anos, ia – se de barco e a viagem durava umas dez horas, sem paradas , atravessando a  baia de São Marcos e os canais  nas proximidades da cidade.

Hoje a travessia é feita em um grande e moderno “ferry –boat “ . Chegando do lado oposto  a São Luiz,,pega – se um ônibus que vai até o centro da cidade de São Bento.

São Bento é  uma cidade limpa, com grandes lojas,  povo amigueiro, hospitaleiro . Lá cheguei à  tardinha e já o início da noite me dirigi para a sede da Academia, já lotada naquele momento. Encerrada a cerimônia de posse do  candidato antecedente ( uma candidata, professora universitária), o Presidente Alvaro Urubatan anunciou a minha posse e concedeu a palavra ao Pastor José Brito Barros, que proferiu o panegírico de recepção, derramando cultura.



A seguir foi a minha oportunidade de dizer da honra que sentia em ser recebido como membro daquela casa de cultura em minha terra tão distante.  do meu domicílio na Bahia. É que meu pai era baiano e minha mãe sãobentoense. Meu pai , sertanejo  da Bahia, viu – se  forçado a fugir da seca abrasadora  e vir para Salvador   onde passou a trabalhar na construção civil por certo tempo. Em seguida, comunicando –se com um seu irmão capitão  da polícia maranhense,  .Justino Cunha, pegou o Ita e esbarrou no Maranhão onde assentou praça na polícia e chegou ao posto de sargento, tendo sido destacado para o  chefiar o policiamento na cidade e Município de São Bento; retornando a São Luis, lá conheceu minha mãe e casaram-se e, logo após, novo  retornado  a São Bento, onde nasci.

De São Bento   a  família veio para a Bahia, indo morar, inicialmente, no,Município de Queimadas ( Santo Antonio das Queimadas) para, após cinco anos, fixar – se  em definitivo em Salvador, onde terminei o curso primário , fiz o colegial no Colégio Central da Bahia e o curso de bacharelado em direito pela Universidade Federal da Bahia. e pós graduação em Direito Imobiliário na Universidade Católica do Porto, Portugal.

Após a cerimônia de posse,impressionou-me profundamente espetáculo protagonizado pelo grupo de  Mulheres Guerreiras, composto de quatro mulheres , cada uma representando uma mulher que se destacara por sua arte ( Carmem Miranda) ou por sua força no trabalho, por ser destemida diante dos poderosos. Um belíssimo espetáculo e muito bem representado.

Ocupo na Academia a  cadeira n. 12, de que é patrono  O profesor Mundoca  Brito, líder distinto e alentoso intelectual , como se vê do resumo biográfico a seguir:

 Raimundo Nonato Faria de Brito, o famoso professor  Mundoca Brito,nasceu em São Bento, na atual  Casa Paroquial.   Filho do casal Mariano da Silva Brito,  professor, notário e ex-prefeito de São Bento Mariano da Silva Brito   e  Dona Militina Augusta Faria de Brito.
 Neto paterno do português  Bernardino   da Silva Brito e dona Amália Francisca Pires.   Maternos – Antônio Pedro Ribeiro Faria, agricultore criador.
Passou parte da infância na Fazenda e Engenho “Marmorama”, onde juntamente com irmãos Álvaro (o primogênito),padre Mariano Faria de Brito,  seminarista Elpidio, Álvaro,Tercilia, Dária, Luiza, Cota Esmeralda da Conceição Brito Ribeiro (a caçula) receberam    em domicílio  esmerada educação em aulas particulares  de professores contratados.
   Por influência de seu  tio, o padre Brito, futuro Dom Luís Raimundo da Silva Brito ingressou no Seminário e ao concluir o curso com brilhantismo, sem idade exigida para ordenação,  voltou para São Bento para esperar completar os 25 anos.   Em lá chegando, baqueou-se ao olhar sedutor da jovem Artemisa Reis e teve seu  coração flechado pelo Baco. Contraiu casamento e dedicou-se ao magistério, atividade exercida pelo próprio pai e já citado tio.
   No último quartel do século XIX, em data imprecisa, fundou um dos mais importantes colégios da Vila, situado  na antiga Travessa Mariz e Barros, atual l Cristóvão Martins. Nele havia dois partidos:
Os Gregos e os Troianos.  No final da  semana  havia a famosa sabatina. O vencedor era publicamente conhecido. Tinha  direito de passar toda semana seguinte com a sua bandeira  desfraldada, em alta haste. A dos  gregos era verde e tinha escrito transversal VIVA os GREGOS, tinha líder  Jafeth Vale Porto Mota,  que veio ser um brilhante advogado e ocupou altos cargos no Brasil  com renome na América Latina. A dos Troianos, encarnada, VIVA os TROIANOS, liderado por  Antônio Avelino Pinheiro,  promissor pecuarista, criador e industrial, tragicamente assassinado.
Muitos desses  alunos, tiveram êxitos na vida profissional  como Raimundo Israel Rodrigues, Francisco Mariano Barros, com ênfase maior ao Carlos Humberto Reis,   advogado, jurista, catedrático, jornalista, romancista, poeta, prefeito   e deputado federal.
De seu casamento teve os filhos Clóvis, Euripedes, Dária,  Mundica esta  casou com o Capitão Jerônimo Emiliano Pinheiro,  teve os filhos Enedina, Yolanda e Marcos Antônio Pinheiro Neto, um dos maiores amigos de Benjamin Dorneles Vargas e teve forte influencia  no Governo de Getúlio.
O Professor Mundoca Brito como era conhecido, foi um vulto importante e respeitado de seu tempo quer pelo seu exemplar procedimento, quanto pelo seu elevado saber  Contam os que o conheceram  que ao passar montado em seu cavalo, todos, principalmente  seus discípulos paravam para saudá-lo.Muito contribuiu para enaltecimento da Educação são-bentuense. É justa esta homenagem ao  torná-lo  Patrono da Cadeira nº 12, do quadro de Acadêmicos Correspondentes.
Cadeira que tem por fundador um seu familiar

Como se vê, motivos de alegria e de honraria não faltam para tatá felicidade.


 Eurípedes Brito Cunha

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário