sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Exmo. Dr.Mário Kertész



METROPOLE  E  JOBIM


Jobim, o mau, não o magnífico Tom, mas o péssimo Nelson.

As  entrevistas feitas pelo senhor,  dr. Mário, são excelentes, sem uma só exceção, dá prazer intelectual ouvi- las,e acho que merecem a impressão em um livro . Seria, sem dúvida , um belo livro, uma verdadeira coletânea de trabalhos inteligentes e  apresentados, de modo culto mas despretencioso, onde os conhecimentos em todas as áreas  fluem como as águas em um   rio manso, tranqüilo. Por mais fraco que seja  o entrevistado, como ocorreu com o presidente da Câmara de Deputados da Bahia., o senhor transforma a entrevista em uma peça admirável, que merece ser ouvida.

Há comentaristas, todavia, que se embrulham em informações desprovidas de suporte. Isto  ocorreu recente,ente com uma entrevistada sobre o Nelson Jobim, recheada de informações , digamos, distorcidas.

a)      ele  nunca foi jurista . Jurista é quem doutrina, escreve livros, cria teses jurídicas e nada disse fez o Jobim em causa. Nunca foi jurista.
b)      professor. Nunca foi professor de lugar algum. Formou-se em direito no interior do Rio Grande o Sul e lá foi eleito presidente da Sub-Seção da Seção da OAB do Rio /Grande do Sul.
c)      aproveitou-se e elegeu-se deputado.
d)     conseguiu ser ministro da justiça  de Lula  que nomeou-o para o S.T,F. ( hoje um braço político do Executivo – palavras da Ministra Eliana Calmon).
e)      nunca emitiu pareceres ajudando Lula.
f)       quando presidente do STF, recebia  na calada da noite na casa dele  os acusados do mensalão do PT  e lá mesmo  deferir os habeas corpus, alegando que era caso de urgência e não dava para distribuir para outro ministro. Foram inúmeros habeas corpus assim deferidos.

g)      lá no STF conseguiu aprovar, junto com  RENAN CALHEIROS, no Congresso, a modificação dos precatórios e transforma -los em leilões. Pode ( veja bem PODE , NÃO É QUE VÁ RECEBER MESMO), RECEBER ALGUM CRÉDITO QUEM  SE CONFORMAR COM O MENOR VALOR EM RELAÇÃO AO SEU CR[ÉDITO NOS  ESTADOS  MUNICIPI0S OU UNIÃO.É  o desrespeito sem pudor às sentenças judiciais.

h)      tem mais: conseguiu derrubar  o instituto do direito adquirido contra a  Administração Pública. Um absurdo  inconstitucional, mas a dupla sempre venceu,   sobretudo com o,apoio do maranhense eternizado na presidência do Senado.

                 Aí está, grande jornalistas, um mini retrato do homem apelidado de jurista e de  parecerista. Colaborador jurídico do governo. A colaboração era na casa dele, de noite,, com os habaeas corpus.

;::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Se estas informações tiverem algum proveito, peço que, em qualquer situação pública, omita meu nome, não por temos, mas para evitar pensar -, se numa pretensão publicitária disfarçada.

Não é. É o meu senso de respeito à verdade e desprezo ao mau caráter.


Seu admirador de todos os tempo (longa data),

Euripedes  Brito  Cunhaebc@britocunha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário