segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

causas da criminalidade


 

 

AS CAUSAS  DA CRIMINALIDADDE

 

Conheci a cidade de Fortaleza, Ceará, ha lá estive há alguns   meses , aproximadamente , e encantei-me com a alegre movimentação da grande frequência noturna encontrada na orla marítima, famílias, jovens,  crianças, uma verdadeira multidão ordeira, e brincalhona, usando bicicletas para até 4 pessoas em linha,  sempre vigiada pelo passar constante dos carros policiais.

Uma beleza que sempre deixava os soteropolitanos  morrendo de inveja, quando nos lembrávamos da nojeira e  imundície que é a nossa orla, e dos perigos de assaltos constantes que que o local nos traz.

Mas, vejam sò:  recebi hoje a visita de  cliente cearense e tive a oportunidade de, mais uma vez elogiar a sua capital. Todavia, recebi em resposta, uma  cara  tristonha com as palavras – já se foi esse tempo. Hoje ninguém fica mais à rua além das nove horas da noite, até arrastões nas praias os pivetes estão fazendo, um horror!!!!

Lembrei-me dos assaltos que já sofri, inclusive a mão armada e em um dos locais mais movimentados da cidade,  defronte do Iguatemi, às onze horas da manhã. Cerifiquei-me de que Brasil ( quase escreve com “b”  assim, minúsculo, frente a ladroeira encontrada em todo o território  nacional, em todas as camadas políticas dirigentes do “pais”, em todo local, sem exceção. Ainda não li nos jornais  ministério sem roubo, sem malandragem ,localidade sem que que a droga tenha tomado  conta, livre, leve e solta ).

Ainda assim, entristeci-me. É tudo igual . Pergunta-se agora   a razão de tudo isto. Pobreza não é, pois se veem ministros, deputados senadores, governantes de      qualquer escalão do mais alto ao mais baixo,  locupletando-se  despudoradamente e sem qualquer punição ou ao menos a mais singela advertência. No lugar de punição, agradecimentos de toda ordem,, só faltando as palavras, “puxa, demorou de aparecer. Sr. Orlado Silva,  ( ministro do esporte, se não me engano ), até que enfim, conseguimos ver o seu roubo claro, e bem valioso, heim? A nossa maior admiração e os maiores agradecimentos, até pensamos que o senhor sairia da turma  dos malfeitores”, felizmente temos o que lhe agradecer !!!!!!- Foram  mais ou me nos as palavra da presidência dirigidas ao  ex-ministro, sem que se desse a menor importância ao saque  contra  tesouro nacional. Mas também foi coisa do dia-a-dia. Sem importância.

Vemos, pois, que o crime alcança roubos de toda sorte, assassinatos de prefeitos, latrocidas  em todas as classes sociais, até em recepção de calouros nas universidades. Uma lástima  de  fazer inveja a Hitler nos campos de concentração  destinados a trucidar judeus e distribuir seus imóveis e fortunas entre os nazistas mais atrozes e  chegados aos poder.

Mas qual  a razão desse mal tão danoso e que  se alastra com firmeza em nossa casa? Pobreza e analfabetismo já se viu que  são  causas, pois nenhum dos  ministros e autoridades é  necessitado, nenhum é totalmente analfabeto.

Segundo   Lombroso, médico psiquiatra italiano dizia, o criminoso nasce criminoso, e até chegou a descrever  o tipo físico do criminoso, como as maças do rosto  salientes, a ausência de dor, dentre outras características físicas; ouros dizem que o criminoso é produto do  meio social em que vivem , o que também não é verdade, uma vez que não há juma só autoridade desonesta originária da favela .E teorias outras existem para explicar o crime e o criminoso.

A mais atraente , todavia, é a teoria segundo a qual o crime é  resultante de um  micróbio que  ataca a sociedade e  se  alastra como uma epidemia. Parece-nos a ais razoável interpretação para o  alastramento incontrolável da criminalidade brasileira, presente em todas as camadas sociais, políticas, administrativas do pais.

Dentre as curiosidades a respeito deste assunto, há a teoria da vitimologia, que explica a existência do crime  porque  há pessoas que  atraem para si  mesmas o criminoso, nasceram para vítimas de crimes. Evidentemente inaceitável.

Para conseguir debelar tal epidemia,  é indispensável um estudo  da maior profundidade, utilizando-se os mais dedicados cientistas da matéria  no exterior, porque já se viu e vê a todo  momento, sem exceção de um só dia, pessoas atacadas e  ,na maioria das vezes, mortas de maneira cruel, sem qualquer razão aparente ( ao menos), certamente vitimas do micróbio  mortífero, incontrolável no Brasil e  mais robusto e forte a cada dia.

Fica aí o conselho: a contratação de cientistas competentes, no exterior  para obtermos  a exterminação desse  micróbio tão devastador e invencível até agora, pelos  nossos  cientistas.

Salvador, 06 de dezembro de 2013

 

Euripedes Brito  Cunha  -  ebc@britocunha.com.br

Euripedesbc.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário