segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

VERGONHA


VERGONHA

 

 

 

 

Lembro bem de um primo um pouco  mais velho que dizia sempre que alguém falava que estava com vergonha.Ele dizia o atual lugar comum: ”vergonha é roubar e  não poder carregar”. Vergonha mesmo é roubar. Carregando o produto do roubo ou não

 

Mas o que me move a escrever estas linhas  é um outro tipo de vergonha , é a  vergonha de expressar os próprios sentimentos,  e sobretudo o amor. O gostar, o abraçar , o beijar, o acariciar, o dizer eu te amo, eu gosto tanto de você ( a concordância da linguagem  aí não importa), e me dou  ou trabalho de pensar em quantas pessoas se afastam umas das outras, afastam-se de quem amam, de quem gostam, porque têm vergonha de expressar o seu amor, de dizer eu te amo, de mostrar isso com uma carícia, um gesto delicado, uma simples palavra  delicada , ou um beijo que traduza um sentimento mais profundo, um desejo mais duradouro do que aquele beijo. Mas não, o sentimento  triste de esconder os sentimentos, de mostrar – se forte, incapaz de se submeter `` fraqueza “ do amar, do gostar, do admirar, cria uma barreira tão forte e tão grande que  dizer eu te amo parece uma grande humilhação -Lembrando Olavo Bilac - .  creio, no entendo  que o  certo é que perdeste o censo, perdeste a  grande oportunidade ser correspondido, de ser compreendido, de mostrar o amor que está em você e de receber  o amor que pode ser recebido. E ”o amor é a coisa mais linda que existe”, no verso do Vinicius de Moraes.

 

Em verdade, o maior inimigo do amor não é a vergonha, é o orgulho.A vergonha , no caso, é  a  expressão do orgulho e no amor, da bem quereça, onde não pode haver orgulho, mas tem que haver a boa vontade,  a compreensão, o companheirismo, o   orgulho no amor  é a arma dos tolos, ( e não se pode esconder -, dos infelizes) posto que quem é feliz não tem vergonha de amar e de mostrar que ama.

 

Ouvi hoje um depoimento muito bonito e sentido de um filho que nunca fora beijado pelo pai, jamais o abraçara com calor – o abraço e o beijo eram absolutamente formais, sem expor os sentimentos verdadeiros do amor. Doente em estado terminal, o filho fora visita –lo  e , naquela oportunidade, no hospital, então, o,pai deu-lhe todos  os beijos que lhe devia ao longo da vida. Então, por ocasião  das exéquias , o filho contou  este fato. Meu pai me deu, naquela ocasião  todos os beijos devidos ao longo da vida.

 

Lembro-me que , ao que   parece, no século passado era assim mesmo: as pessoas escondiam  seus sentimentos mais nobres, seus amores, fosse na relação   com os filhos, com a mulher, com a namorada ou o marido. Assim foi meu saudoso pai. Sei muito  bem que ele nos amava, mas nunca teve coragem de nos dizer isso. De dar um beijo, um abraço apertado , fazer um  carinho. Considerava esse comportamento vergonhoso. Faltava- lhe coragem.E é tão gostoso dizer eu te amo, eu gosto de você. E

E que tal marido e mulher dizerem um para o outro, a mesma coisa, sem pudores, sem falsas vergonhas, corajosamente, confessar nos momentos solitários e tristes pela ausência um do, outro?, o amor que sentem um pelo outro? E complemento: quantos lares não deixariam de  ser

 desfeitos se isso acontecesse?  Mas, lamentavelmente, para muitas pessoas é mais fácil, mais “doce” dizer palavras duras,até  grosseiras por quaisquer motivos, ou pior ainda, não dizer nada. Pergunto-me o que é  mais cruel, o silêncio ofensivo, de  puro desprezo, de descaso, (como se fosse dito: para mim você não existe, é um lixo ) , ou a grosseria de uma carretilha de palavras ofensivas.

 

Francamente, não sei.

Sei mesmo é q ue  me parece, pois é o que sinto,   (além de muito mais agradável, doce, saboroso,mesmo),   que o gostoso é confessar o amor, o prazer da companhia ) , de modo sem pudor, sem restrições, e vou dizer mesmo “ sem vergonha”, corajosamente.

 

Enfim, vergonha não é roubar e não poder carregar.Vergonha  é roubar, vergonha [é não ter coragem de  dizer eu te amo, vergonha é não ter coragem de beijar, de abraçar com força e vontade. Mostrar os sentimentos. Silenciar “mesmo em face do maior encanto”. Vergonha é   a covardia diante do amor. Ou até mesmo diante de sua negativa  e dizer com força e coragem: eu te odeio.Desprezo-te. Tenho até pena de você. Mas para tudo isso é preciso coragem, coisa que poucos têm.

 

Tenha coragem, prezado e paciente leitor, gentil leitora, exponha seus sentimentos diante  da pessoa   do seu companheiro(a) . A vergonha mata. Mata os sentimentos, que é pior do a morte física, porque impõe sofrimentos muitas vezes insuperáveis.

 

Diga que ama, a quem você ama.Abrace, beije.

 

Salvador, 1º. De junho de 2013

.

 

Euripedes  Brito  Cunha

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário