quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UM BOM CANDIDATO PARA DIRIGIR A OAB

Três chapas concorrem às eleições para o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção da Bahia.  Aprendendo  com o TSE-Tribunal Superior Eleitoral, três “ fichas limpas”  três profissionais honrados, jovens, competentes, o que vem tornar  difícil  a  escolha : em quem votar então?
Certamente que  existem critérios orientadores para uma boa escolha, critérios e  parâmetros que conduzam a uma determinação segura no momento de por o voto na urna. Voto que, efetivamente, há de ser bem pensado, considerando que nossos destinos profissionais vão depender desse voto  nos próximos  anos.
A nossa chapada “ DIGNIDADE E JUVENTUDE”, levará a  sério a preocupação com os direitos e deveres profissionais, quase sempre esquecidos nos últimos tempos, chegando a ponto de sofrerem os advogados verdadeiras grosserias e  maus tratos  nos balcões  dos cartórios por parte dos serventuários, que chegam a  pegar nas mãos do profissional para imprimir força sobre os  aparelhos de furar papeis,  como se seus  cativos e subordinados fossem.
Até a educação doméstica ausentou-se dos serviços judiciários de Primeiro Grau, escancaradamente. É imperioso o restabelecimento do respeito ao profissional da advocacia, cumprindo que se esqueça a política partidária para que a OAB possa lançar sua força em favor do exercício profissional, do advogado..
De modo ilegal e mesmo grosseiro, os advogados encontram-se impedidos de ingressar nos recintos dos Cartórios,  procedimento  frontalmente contrário à lei, a qual lhes assegura  o direito de transpor os cancelos de  quaisquer juízos   e  tribunais, bem como ingressar e sair do local respectivo, , ainda quem nas audiências, sem pedir licença ( deve-se pedir licença por educação) , de   mais,  falar em pé ou sentado.
Q advogado enfrenta , exatamente na sua labuta diária,  o contrário, encontrando - se impedido de  ingressar nos recintos dos cartórios,  proibidos de falar com os juízes, ( instalados em suas torres de marfim), implorando desesperadamente para ter vista de autos  e, muitas vezes recebendo  informações inverídicas que são levadas aos  descrentes clientes
Além de tudo isso,  com frequência, o advogado espera 30/40 minutos para ser atendido, mesmo  sendo portador de preferência no atendimento  pois está despenhado um “múnus ”público em sua atividade privada.
De outra parte impende que se lute pela verdadeira independência do Judiciário, que vemos  funcionar  inteiramente dependente do Executivo, como se parte deste fora posto que até  para a nomeação de juízes e de serventuários tem que contar com a boa vontade para  liberação de verbas pelo Executivo.
A nossa chapa “DIGNIDADE E JUVENTUDE” compromete-se a lutar e alcançar nossa  a correção de toda, as distorções de ilegalidades  apontadas, fazendo retornar  em favor do advogado e da advocacia, a dignidade aviltada bem assim trazer para o Judiciário o lugar   merecido pregado ,por  Montesquieu, até porque do seu  bom funcionamento e   do  seu respeito funcionamento, dependemos, como depende toda a sociedade.
Não  nos esqueçamos da necessidade de juma Comissão  do Transporte Público e do Acompanhamento do Ensino jurídico, exigindo a criação efetiva de uma cadeira de prática  jurídica , com visitas aos juizados e tribunais.
CONFIEMOS NA DIGNIDADE E JUVENTUDE  e  assim estaremos confiantes na dignidade e na justiça.
Devem observar as  prerrogativas do advogado, sem deixar de punir os maus profissionais e   mais , lutar pela  boa qualificação, do, ensino jurídico no Brasil.
Salvador, 06 de  novembro de 2012.
 
Euripedes Brito  Cunha – candidato ao Conselho Federal.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário