quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

GREVE E RESPEITO AO DIREITO ALHEIO

A greve e o lok-aut são direitos à paralisação do trabalho, no primeiro caso, a ser exercido pelo empregado e, no segundo, pelo empregador, constituindo-se ambos como exercícios  democráticos, a serem praticados num  Estado Democrático de Direito,o que importa dizer , também, numa prática educada e respeito ao direito do próximo.
Diante desse  breve conceito que  realmente alinhavado, elaborado ao sabor do sofrimento próprio , dos colegas e dos clientes, sobretudo dos  mais pobres, verifica-se que a ausência imotivada do trabalho na Justiça Obreira,   chega  a   mostrar  uma faceta não só ilegal , inconstitucional e desumana, mas que pode atingir  as raias de uma  prática criminosa , levada a efeito justa  e  incompreensivelmente, na atividade mais nobre e civilizada que pode haver, que é a  JUSTIÇA.
E  porque alcança os raios criminosos? Por  ser  um movimento abusivo, que poderia ser e deveria ser , precedido de uma provocação junto à própria Justiça Federal, perante o respectivo tribunal, mas a prepotência assim não permite , sustentando a vontade exclusiva dos grevistas . A Justiça., ora a Justiça...A Justiça é nossa vontade, é nosso querer , e quem vai ousar enfrentar-nos? Os advogados nos temem, pois sabem que não terão (e já não têm bom atendimento, merecem desprezo e desatenção e pronto)  e  manifestando – se contra o absurdo movimento paredista, a coisa  será pior ainda. Então morra de fome quem quiser, tendo os seus processos paralisados mesmo com dinheiro já depositado e até liberado, fechem escritórios de advocacia e vão vender banana na feira, ora essa....
Senhores, trabalho há 53 anos na Justiça  do  Trabalho, venho pois, da época em que imperava o respeito mútuo e a educação, jamais ouviu-se falar em revê judicial .Acho e sempre achei, que todos os trabalhadores devem ganhar bem (e sabemos , todos  sabem que a justiça do trabalho é bem remunerada e deve ser mesmo), mas se os seus servidores querem mais direitos e dinheiro procurem como toda a população brasileira, a Justiça para ver seus direitos acolhidos, ou feche – se o Judiciário trabalhista.
Pergunta-se , para que está servindo o Judiciário Trabalhista? Resposta, para prender o dinheiro dos miseráveis, necessitados, atrapalhar a vida do pais , ter servidões que não trabalham e ganham  remuneração, ajuda de custo alimentação ajuda de custo transporte e tudo isto sem precisar trabalhar, mas só precisando atrapalhar  a  vida dos que trabalham, dos que acreditaram na Justiça.
Crime por não cumprirem seu dever recebendo dos cofres públicos todas as vantagens sem a necessária retribuição   sem cumprir o dever de trabalhar.trabalho
    Curioso  e  estranho que a Justiça do Trabalho obrigou os grevistas dos Correios a voltarem ao trabalho ou perderem o salário e ainda pagar os dias parados, adotando o mesmo procedimento com bancários, mas parece que os serventuários judiciais constituem,  uma casta superior e intocável.
Escreve alguns artigos  enfocando temas exclusivamente jurídicos sobre a maldita  greve, mas é chegado o momento de deixarmos a juridicidade inoperante de lado e atacarmos o problema de frente e como ele merece. Seio que de nada adiantará, mas mostra ao menos que não,abaixamos a cerviz.  Num pais em que a morte, o assassinato nas ruas transformaram-se em rotina, mais um crime , menos um crime, não chama nenhuma atenção.
Não creio em nenhuma solução, a não naquela pensada há alguns anos, antes da Emenda Constitucional 45, quando a Justiça do Trabalho estava mal das pernas e próxima de ser absorvida pela Justiça Comum e , em então lutou desesperadamente para sobreviver com a ampliação de sua competência.
Conseguido o objetivo, então ora, vamos à greve, trabalhar, pra que?
Hoje  inconformados com o protesto dos advogados, estes só faltaram ser agredidos fisicamente pelos prepotentes grevistas. Um absurdo, Um crime mesmo , crime de agressão.
Gente, só rezando, para  quem não é religioso, não tenho conselho a dar.
Salvador,01 de dezembro de 2011

Euripedes  Brito  Cunha-Cons. Vitalicio da OAB.
ebc@britocunha.com.br ( euripedesebc. glogspopt. com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário