sexta-feira, 27 de abril de 2012

o exemplo de são bento.



O EXEMPLO  DE  SÃO BENTO

Os caminhos  da vida ora nos conduzem a paisagens de felicidade e satisfação,prazer,  ora de tristeza e até, às vezes, de simples indiferença. No momento, sou movido a escrever para registrar um motivo de alegria e de prazer. Refiro-me à Academia de Letras de São Bento, pequena cidade nas cercanias do Estado do  Maranhão, Estado de tão saudosas quanto   felizes lembranças , em razão do seu povo acolhedor, gentil e de ricas e atraentes  tradições, arraigadas no espírito de sua gente.
Ao lado da amenidade  de seu povo, encontra-se o amor à cultura e um grande exemplo dessa vocação cultural encontra-se no esforço da cidade de São Bento dos Peris, plantada na Baixada Maranhense, servida por Ferri  Boat que a liga a São Luiz  num passeio tranquilo de duas horas,
O exemplo e produzido por São Bento encontra-se na fundação da Academia Sambentoense de Letras, idealizada e realizada por um grupo de intelectuais liderado pelo escritor Álvaro e que este mês chega aos dez anos de vida plena de realizações , motivo de orgulho do povo da terra e que deve também de todo maranhense .
Não tenho como esconder o orgulho de pertencer a tão Egrégio Sodalício, certamente pela gentileza dos meus atuais confrades, até porque vivo na Bahia, distante da terra natal e somente o carinho sambentuense pôde tornar realidade este meu sonho.
O primeiro decenário terá comemorações à altura, coberto por manifestações culturais, participação  do “folklore” regional- (expressão  maior do sentimento popular)- , apresentação de peças literárias, tais como poesias, de que é  exemplo marcante  o inspirado soneto do Pastor e ilustre cofrade J. Brito Barros, significado exemplar do amor à inteligência maranhense e brasileira e à sua comprovada tendência para o estudo e a intelectualidade.
A fundação  da provecta entidade que se deve, como explicitado supra, ao esforço do grupo liderado pelo seu douto presidente, Dr. Álvaro, teve como ponto de partida a verificação de que a produção cultural sambentoense apresenta-se mais rica do que mesmo a capital do Estado, São Luiz.
Nesse passo, lanço aqui o registro da efeméride, com a certeza de que as comemorações estarão  a fazer jus à inteligência e cultura sambentoense ,maranhense e brasileira , insuperável em beleza , organização e , acima  de  tudo em aprimoramento cultural.
Salve o aniversário decenal da Ergrégia Academia de Letras de São Bento dos Peris, Maranhão.  
Salvador, Bahia, 25 de abril de 2012.

Euripedes Brito Cunha

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário